Please reload

Posts Recentes

Orientações para pacientes e população sobre o Coronavírus (COVID-19)

March 13, 2020

1/2
Please reload

Posts Em Destaque

Primeira PIPAC por monoportal do Brasil

December 28, 2017

 

 

A carcinomatose peritoneal é a expressão final da disseminação dos tumores do trato digestivo e ginecologicos. Hoje o melhor tratamento para essa patologia é a citorredução cirurgica associada a quimioterapia hipertermica. No entanto, esse procedimento só pode ser aplica a pacientes selecionados e com carcinomatoses ainda em estágios iniciais.  No ano 2000 um médico chamado Mark Raymond sugeriu uma nova forma de tratamento para os pacientes que não eram candidatos ao tratamento com citorredução associada a quimioterapia hipertermica. Ele desenvolveu um método para transformar a quimioterapia liquida em quimioterapia aerosolizada potencializando o tratamento das metastases peritoneais. O procedimento é realizado por videolaparoscopia em multiplos portais e segue um protocolo de aplicações que intercalam quimioterapia sistêmica e quimiterapia peritoenal. A chamada PIPAC (pressurized intraperitoneal Aerosol Chemotherapy) surge como uma alternativa na abordagem da carcinomatose. No entanto essa tecnologia não está disponível no país deixando os pacientes brasileiros a margem dos tratamentos modernos  realizados nos melhores centros do mundo em tratamento da carcionamtose. 

Um grupo de cirurgiões ( Dr Rafael Seitenfus, Dr Antonio Nocchi Kalil e Dr Eduardo Dipp de Barros) buscaram o apoio da Santa Casa de Porto Alegre, Universidade Federal de Ciências Medicas de POA e a empresa Bhiosupply para viabilizar essa forma de tratamento no pais. Após 2 anos de trabalho no dia 12 de dezembro de 2017 foram realizados os primeiros 2 casos de PIPAC (pressurized intraperitoneal Aerosol Chemotherapy) no Hospital Santa Rita - Complexo Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. São os primeiros 2 casos de quimioterapia aerosolizada por monoportal realizadas no país e provavelmente na america latina. 

Esse fato torna o Hospital Santa Rita- Complexo Santa Casa de Porto Alegre pioneiro no tratamento da carcinomatose peritoneal no país.  

Please reload

Siga

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Procurar por tags
Please reload

Arquivo
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Locais de Atendimento

Telefones

Redes Sociais

Clínica Seitenfus

Av. Independência 925, sala 1407

Porto Alegre / RS

(51) 3108-0711

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube

Hospital Santa Rita

Rua Prof. Annes Dias 295, Centro Histórico

Porto Alegre / RS

(51) 3214-8080

Hospital Moinhos de Vento

Rua Ramiro Barcelos 910, Moinhos de Vento
Porto Alegre / RS

(51) 3314-3434