O que é Câncer?

 

Câncer é o nome genérico para um grupo de mais de 200 doenças que têm em comum o crescimento desordenado (maligno) de células que invadem os tecidos e órgãos, e podem espalhar-se (metástase) para outras regiões do corpo. Embora existam muitos tipos de câncer, todos começam com esse crescimento anormal  e fora de controle das células.

 

Outro nome para o câncer é neoplasia.

 

A ciência que estuda o câncer se denomina Oncologia e o profissional que trata a doença é o oncologista.


Você sabia que, na maioria dos casos, a cura do câncer pode estar nas mãos de um bom cirurgião oncológico?

O que é Cirurgia Oncológica?

 

A cirurgia oncológica é uma das modalidades mais antigas no tratamento contra o câncer, figurando como um dos tripés para o tratamento da doença, ao lado da quimioterapia e da radioterapia.

A cirurgia oncológica tem como objetivo principal a cura, mas também pode ser utilizada objetivando ganho de qualidade de vida para os pacientes e também serve como meio de diagnóstico em alguns casos específicos.

 

Willian Stewart Halsted, em 1809, elucidou os princípios da ressecção em “monobloco”, isto é, a remoção em conjunto dos órgãos e estruturas macroscopicamente comprometidas, com margens de segurança distantes da lesão e com a inclusão de estações linfonodais (gânglios) que poderiam estar comprometidas por células tumorais.

O respeito a esses princípios da ressecção oncológica, válidos ainda hoje para muitas situações, permitiu a expansão da cirurgia de combate ao câncer para os diferentes órgãos.

 

Com o melhor conhecimento da história natural dos tumores, a cirurgia oncológica evoluiu no sentido de permitir a realização de operações mais conservadoras, com melhores resultados estéticos e funcionais, sem prejuízo das taxas de cura, o que proporcionou considerável impacto na qualidade de vida.

Atualmente cerca de 90% dos pacientes com câncer necessitarão de cirurgia em algum momento da evolução da doença.

Nesse sentido, o cirurgião oncologista pode participar do manejo do doente com câncer em diferentes momentos do seu tratamento, todos eles de grande importância para a aquisição do sucesso esperado de cura com qualidade de vida.

Dentre essas etapas, podemos citar as fases de diagnóstico, estadiamento, tratamento, resolução de intercorrências decorrentes da progressão da doença ou de sequelas do tratamento, alívio da dor, aquisição de acessos vasculares e suporte psicológico.

 

A cirurgia é o tratamento de escolha para 90 - 95% dos casos de câncer localizado, mas também pode ter impacto no aumento de sobrevida em situações de doença avançada.

Locais de Atendimento

Telefones

Redes Sociais

Clínica Seitenfus

Av. Independência 925, sala 1407

Porto Alegre / RS

(51) 3108-0711

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube

Hospital Santa Rita

Rua Prof. Annes Dias 295, Centro Histórico

Porto Alegre / RS

(51) 3214-8080

Hospital Moinhos de Vento

Rua Ramiro Barcelos 910, Moinhos de Vento
Porto Alegre / RS

(51) 3314-3434