Colelitiase- Pedra na vesícula
A causa mais comum de doença da vesícula biliar é a formação de pedras no interior da vesicula biliar. Elas se formam quando quando a própria bile se condensa em massas sólidas podendo desenvolver cálculos únicos ou múltiplos.
Tipos de calculos
A maioria dos calculos são formados de colesterol. No entanto, certas condições como cirrose, doenças hematológicas e outras doenças podem levar a formação de calculos pigmetados. Esses são formados de bilirrubina.
Colecistite aguda
Quando as pedras contidas na vesícula biliar impactam no canal de saída impedindo a drenagem da bile ocorre a inflamação do órgão. Essa condição é conhecida por colecistite aguda e está associada aos seguintes sintomas:
-
dor importante no lado direito abaixo da costela
-
náusea e vômitos
-
febre
Risco especial para as mulheres
Pesquisas apontam que a formação de cálculos biliares está relacionado com o hormônio estrógeno. Esse hormônio parece aumentar a carga de colesterol no líquido biliar propiciando a deposição de cálculos. Isso pode ser visto em condições especiais como a gravidez onde o líquido biliar forma uma "lama" de bili mais densa difícil de se absorvida e mais predisposta a formar cálculos.
Obesitade
O sobrepeso está relacionado ao excesso de colesterol no organísmo aumentando a chance de formação de cálculos no interior da vesícula biliar. A perda de peso rápida e o reganho de peso estão associadas ao maior risco de formação de cálculos biliares.
Tratamento Cirúrgico