Dr. Rafael Seitenfus
Dr. Rafael Seitenfus formou-se em Medicina no ano de 2003 pela Universidade Luterana do Brasil, onde concluiu sua residência médica em Cirurgia Geral no início de 2009. Formou-se Cirurgião Oncológico pelo Hospital Santa Rita, que integra o Complexo Hospitalar Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, no ano de 2012. Durante os 3 anos de residência médica em Cirurgia Oncológica habilitou-se também em cirurgia videolaparoscópica.
Participou do programa de treinamento da European Society of Surgical Oncology - ESSO em doenças peritoneais entre os anos de 2015 e 2018, e logo em seguida recebeu o título de especialista em doenças peritoneais na cidade de Paris-França (outubro de 2018). É Membro Titular da ESSO e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica - SBOC.
No ano de 2016 chefiou o projeto "BhioQap" para o desenvolvimento tecnológico de aplicação de quimioterapia aerossolizada, inédita no país. Isso possibilitou que em 2017, pela primeira vez no Brasil, essa tecnologia fosse aplicada no tratamento da carcinomatose. O pioneirismo do projeto trouxe aos pacientes oncológicos com carcinomatose a possibilidade de uma nova forma de tratamento paliativo, até então inacessível no país.
Atualmente, Dr. Rafael Seitenfus coordena o serviço de doenças peritoneais no Hospital Santa Rita tendo idealizado a formação do Grupo de Pesquisa em Doenças do Peritônio - GPDP. Divide seu tempo na assistência dos paciente oncológico e no ensino como preceptor do serviço de cirurgia oncológica do Complexo Santa Casa de Porto Alegre.
Dedicado a pesquisa no campo da carcinomatose peritoneal, mantendo um grupo de pesquisa voltado ao desenvolvimento de novas tecnologias na aplicação de quimioterapia intra-peritoneal.
Atua na Clínica Seitenfus, Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e Hospital Moinhos de Vento.
Clínica Seitenfus
Com a tradição de 3 gerações dedicadas à medicina, a Clínica Seitenfus oferece um ambiente aconchegante e acolhedor.
Seu objetivo é disponibilizar um tratamento individualizado, envolvendo dedicação e acompanhamento ao paciente e familiares.
Tudo para atingir o objetivo de enfrentar o processo de tratamento com serenidade e segurança.